sábado, 4 de maio de 2013

. Cadela puxa o dono e salva-lhe a vida!

Lígia Rodrigues e Rui Silva, donos da cadela "Kika"
 
"Se não fosse a cadela tinha morrido lá dentro", conta Rui Silva, 37 anos, que viu a sua casa ser consumida pelas chamas, esta quarta-feira, ao início da tarde, em S. João de Ver, Santa Maria da Feira. Foi a sua cadela "Kika" que, ao vê-lo aproximar-se da porta da cozinha pelo pátio, à procura da outra cadela, o puxou para trás, antes do rebentamento de uma botija de gás.
"Agarrou-se à minha perna, a morder-me como nunca o tinha feito e a puxar-me para trás. Deve ter pressentido", conta o dono. Na altura, Rui Silva pensava que o fogo deflagrava na parte de trás da casa. A explosão aconteceria de imediato, projetando-o mais de dez metros. "Só caí no meio das silvas, para lá do muro", conta, aliviado.
Com os três filhos menores fora, o casal Rui Silva e Lígia Rodrigues tinha-se ausentado da casa para trabalhar num terreno agrícola nas imediações, logo após o almoço. "Deixei uma máquina de roupa a lavar e fomos para o campo. Entretanto, ouvimos a vizinha a gritar que estava tudo a arder", conta Lígia Rodrigues, de 37 anos.
Quando os bombeiros chegaram, já a parte habitada da casa, uma construção antiga, estava tomada pelas chamas, devido à forte presença de materiais combustíveis, como tabiques de madeira, segundo o comandante dos Bombeiros da Feira, Manuel Neto.
O incêndio deixou a família da Rua da Carreira desalojada, não tendo sido possível ainda determinar a sua origem. A residir naquela casa arrendada desde o final de 2012 e numa situação financeira precária (a viver de umas horas que Lígia faz como empregada doméstica), a família foi realojada por dois dias numa pensão, pelos serviços de Ação Social da Feira, esperando agora ajuda para os dias seguintes. "Não temos a quem recorrer", afirma Rui Silva, desempregado há cerca de um ano.
Por motivos de segurança, os bombeiros só puderam entrar na casa mais de uma hora depois de terem chegado, já na fase de rescaldo, quando a EDP cortou a energia a um cabo de baixa tensão que atravessava o exterior da habitação.
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário