quarta-feira, 22 de maio de 2013

.Meteoroide choca com a Lua a 90 mil km/hora!

Vídeo da NASA mostra a explosão de um meteoroide na superfície da Lua que foi dez vezes mais brilhante do que qualquer impacto até agora registado no satélite da Terra.

Um meteoroide (fragmento de asteroide ou cometa) de 40 quilos de peso e um diâmetro de 30 a 40 centímetros foi filmado pela NASA quando caía na Lua a uma velocidade de 90 mil km/hora. O vídeo mostra a maior colisão que já se observou na superfície lunar.
A sua explosão - "visível da Terra sem a ajuda de telescópios", segundo a NASA - foi equivalente a cinco toneladas de TNT, provocando uma cratera de 20 metros de diâmetro na superfície lunar.
 "O meteoroide atingiu a superfície do Mare Imbrium (o segundo maior "mar" da Lua) a 17 de março e o brilho da sua explosão foi dez vezes mais brilhante do que qualquer impacto observado antes na Lua", afirmou Bill Cooke, investigador do Gabinete de Meteoróides da NASA.
Chuva de meteoros atingiu a Terra ao mesmo tempo
O cientista pensa que este impacto fez parte de um fenómeno mais vasto, porque "as câmaras da NASA e da Universidade do Ontário Ocidental (Canadá) detectaram um número invulgar de meteoros a caírem sobre a Terra". Bill Cooke admite, assim, que os dois acontecimentos estejam relacionados. 
Ao contrário da Terra, que tem uma atmosfera para a proteger, onde os objetos vindos do espaço se desintegram com frequência antes de atingirem o solo, a Lua tem uma atmosfera extremamente ténue, o que significa que está muito exposta ao impacto desses objetos. Desde que o programa de monitorização da Lua foi lançado pela NASA, em 2005, já foram detetados mais de 300 impactos na sua superfície.
A identificação das suas origens e a medida dos seus impactos é fundamental para avaliar a segurança de futuras missões tripuladas à Lua, nomeadamente as que irão incluir passeios dos astronautas.
Como a Lua não tem oxigénio atmosférico, a explosão de um meteoroide não se dá por combustão mas devido ao efeito térmico do impacto, que provoca a fusão de rochas e a libertação de gases a elevadas temperaturas.
O meteoro que caiu na Rússia em fevereiro tinha 17 a 20 metros de diâmetro e viajava à velocidade de 67.000 km/hora.


1 comentário:

  1. Ola,

    Este vídeo é meio esquisito, mas acredito que existam colisoes impressionantes.

    Bjs

    ResponderEliminar