terça-feira, 30 de abril de 2013

.Revelação: "Jogo na NBA, sou preto e sou gay!"

Jason Collins (ao centro na foto) é o primeiro jogador das quatro principais ligas profissionais norte-americanas a assumir a sua homossexualidade enquanto ainda em actividade.


Jason Collins, que nesta temporada foi jogador dos Washington Wizards, assumiu a sua homossexualidade numa entrevista à revista Sports Illustrated, que será lançada no próximo dia 6 de Maio.
"Sou um jogador da NBA, tenho 34 anos, sou negro e sou gay", assim começa o artigo da revista norte-americana. "Não tinha a intenção de ser o primeiro atleta assumidamente gay a jogar numa grande liga americana. Mas já que sou, estou feliz por começar a conversa", afirmou o atleta, com 12 anos de experiência na NBA e actualmente um jogador livre.
A revelação de Jason Collins levou já a diversas manifestações de apoio ao jogador nas redes sociais. No Twitter, Kobe Bryant, uma das maiores estrelas da liga norte-americana de basquetebol profissional, mostrou-se "orgulhoso de Jason Collins. Não cales quem és só pela ignorância dos outros".
Entre as mensagens de apoio Collins a estão ainda a da Casa Branca, do actual comissário da NBA, David Stern, e do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, cuja filha, Chelsea, era amiga de Collins na Universidade de Stanford, mas também da ex-basquetebolista portuguesa da NBA feminina, Ticha Penicheiro.
"É preciso ser um homem forte, com um carácter forte e muita confiança para admitir aquilo que Jason Collins admitiu", sustentou Ticha Penicheiro, numa mensagem colocadas na sua conta de Twitter.
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, elogiou a "coragem" de jogador da NBA, classificando-a como "mais um exemplo do progresso que tem sido feito e da evolução que está a ter lugar no país".
Stern sublinhou que Jason e seu irmão gémeo, Jarron, "têm sido membros exemplares da família NBA" e elogiou Collins pela coragem e capacidade de liderança patenteadas com o seu gesto.
"Ao longo da sua carreira, Jason tem sido um jogador que merece um grande respeito, e estamos orgulhosos que ele tenha assumido e mantido o manto da liderança nesta questão tão importante", disse Stern.
Bill Clinton frisou que "o anúncio de Jason é um momento importante para o desporto profissional e para a história da comunidade LGBT (Lésbicas, Gay, Bissexual e Transexual)", mas também "a indicação directa de um bom homem, que não quer mais do que aquilo que muitos de nós procuramos: ser capaz de ser quem somos, para fazer o nosso trabalho, construir as família e contribuir para as nossas comunidades".
O ex-chefe de Estado norte-americano aproveitou para recordar que "para muitos membros da comunidade LGBT esses objectivos simples são ainda imperceptíveis" e disse esperar que "todos, especialmente os colegas de Jason na NBA, os meios de comunicação e os seus muitos fãs lhe manifestem apoio e respeito".


 

1 comentário:

  1. Excelente o comentário de Bill Clinton. Parabéns pelo post. Muito legal!
    abs.
    Eloy

    ResponderEliminar