segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

.Vem aí o 11 de setembro informático?

Janet Napolitano - Pode vir aí um 11 de Setembro informático

A secretária de Estado da Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano, alertou na passada sexta-feira para o risco “iminente” de um ataque informático à escala do atentado de 11 de Setembro de 2001, avança a imprensa internacional.

A responsável pela Segurança do território norte-americano, Janet Napolitano, advertiu para o facto de existir uma ameaça real de um ataque informático contra infra-estruturas base de qualquer país, cujos efeitos poderão vir a ser catastróficos.
A título de exemplo, a responsável estabeleceu uma analogia entre os estragos causados pelo furacão Sandy, a nível de falta de água e de energia, e aqueles que a ameaça informática representa.
“Temos sido chamados à atenção. Estes ataques podem ser perpetrados a qualquer hora, em qualquer momento e em qualquer lugar”, sendo que os ‘terroristas informáticos’ recorrem a técnicas “cada vez mais sofisticadas”, acautelou a secretária de Estado.
“Não devemos esperar por um 11 de Setembro informático” para agir, acrescentou Napolitano. “Há coisas que podemos e devemos fazer imediatamente para, caso não seja possível prevenir, pelo menos mitigar os danos causados”, fez sobressair a responsável.
Refira-se, a este propósito, que o Congresso norte-americano tem estado profundamente dividido no que remete para um projecto-lei sobre ataques informáticos, que permitirá ao Governo partilhar informações com o sector privado, por forma a proteger infra-estruturas e a evitar estas ameaças iminentes.
Apesar da falta de consenso entre democratas e republicanos, o plano que prevê aumentar cinco vezes o número de efectivos da força de ciber-segurança foi, entretanto, aprovada na noite deste domingo, segundo avança o The Washington Post.

Data: 28/01/2013                                                                        Fonte:

 

Sem comentários:

Enviar um comentário