quinta-feira, 14 de março de 2013

.Cientistas confirmam descoberta da "partícula de Deus"!

O "bosão de Higgs", a partícula subatómica identificada no ano passado pelo CERN, que poderá levar à explicação sobre a existência do universo.

O diretor do CERN, Rolf-Dieter Heur, à esquerda do responsável por uma das equipas de investigadores, Joe Incandela
 
Os cientistas do Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) anunciaram hoje que estão convictos de que a partícula subatómica identificada em julho do ano passado se trata mesmo do busão de Higgs - conhecida como a "partícula de Deus", por a partir dela ser possível vir a perceber como todas as partículas que constituem a matéria têm massa.
"É claro que estamos a lidar com um bosão de Higgs, embora tenhamos ainda um longo caminho até sabermos que tipo de bosão de Higgs se trata", afirmou Joe Incadela, que lidera uma das duas principais equipas do CERN, que integram centenas de cientistas, alguns dos quais de Portugal.
A conclusão resulta do estudo da informação recolhida no ano passado, no maior acelerador de partículas do maior do mundo, situado em Genebra, próximo da fronteira da Suíça com a França.
O bosão de Higgs é considerado como a peça do puzzle que faltava, para se perceber a existência do universo, mas os cientistas alertam que haverá ainda um longo caminho de investigação até lá se chegar.
O nome da partícula vem do cientista britânico Peter Higgs que previu a sua existência em 1964.
Data: 14/03/2013

 

Sem comentários:

Enviar um comentário