sábado, 15 de junho de 2013

.Preferência por mulheres mais novas na origem da menopausa!

A preferência dos homens por mulheres mais jovens poderá ter estado na origem da menopausa, de acordo com um estudo realizado por investigadores do Canadá que foi divulgado esta semana.

"Se as mulheres pudessem reproduzir o tempo todo, e se não houvesse preferência contra as mulheres com mais idade, estas poderiam reproduzir como os homens ao longo de toda a sua vida", diz o geneticista de evolução, Rama Singh, professor da Universidade de McMaster, no Canadá.
Para o investigador, a tradicional “teoria da avó”, segundo a qual as mulheres mais velhas se tornam inférteis para ajudar à sobrevivência das suas famílias apoiando na educação dos netos, não faz sentido.
Em vez da idade conduzir à infertilidade, Rama Singh considera que a diminuição de homens disponíveis para mulheres mais velhas – já que muitos homens mais velhos procuram formar casal com mulheres mais jovens – levou à falta de fertilidade e à menopausa induzida.
O trabalho de investigação, baseado em modelos informáticos, sugere que a preferência masculina por mulheres mais jovens levou à acumulação de mutações genéticas que afetaram a fertilidade, acionando a menopausa.
Este estudo foi publicado na quinta-feira na revista PLOS Computational Biology.
Data: 15/06/2013
 


Sem comentários:

Enviar um comentário